Biografia

Luana Piovani nasceu em São Paulo, no dia 29 de agosto de 1976. À partir de 1990, Luana se dedicou à carreira de modelo – trabalhando pelas agências FORD e MEGA, até que em 1993 sua carreira de atriz teve início com sua participação como Angel, na minissérie Sex Appeal da Rede Globo, em 1993. Entre os anos de 1993 e 1994, Luana trabalhou como modelo em países como Japão, Alemanha, Suíça e outros.

De volta ao Brasil, em 1994 Luana participou de um episódio do programa Você Decide na Rede Globo, assim como estrelou em 1995 a novela Quatro por Quatro como Eduarda e participou, no cinema, do longa metragem Super Colloso, de Luis Ferré. Em 1996, Luana estrelou a novela Vira-Lata, como Vânia, e apresentou vários quadros do programa Fantástico. Além disso, participou do Programa Terça Nobre – A Comédia da Vida Privada, repetindo a participação em 1997. Luana também estreou no teatro na produção Nó de Gravata, em 1996.

Luana passou a fazer parte do elenco da novela Malhação em agosto de 1997 – participação que terminou em dezembro desse mesmo ano. Em 1998, ela participou do quadro A Vida como ela É, do Fantástico, ao lado de Luis Fernando Guimarães e Pedro Cardoso; além de ter se apresentado em Junho desse mesmo ano no programa Sai de Baixo, no episódio “Namorada Virtual”. Também em 1998, estrelou no teatro a adaptação de D’Artagnan e os Três Mosqueteiros, até junho de 1999.

Ainda em 1998, Luana estrelou a minissérie Labirinto da Rede Globo, ao lado de Malu Mader e Fabio Assunção, como Virgínia; e participou do Curta metragem O Mar, de Carlos Colla Jr. Em dezembro, participou de um dos episódios do programa Mulher, também da Rede Globo.

Márcia, parsonagem de Luana na novela Suave Veneno, veio em 1999. No teatro, participou da peça A.M.I.G.A.S. (Associação das Mulheres Interessadas em Gargalhadas, Amor e Sexo) até o ano seguinte. Em 2000, Luana Piovani participou dos programas Mega Tom no mês de março, e Você Decide em maio – no episódio “A Bola da Vez”.

Em julho de 2000, o programa Tudo de Bom foi ao ar pela MTV Brasil, comandado por Luana até junho de 2001. Em 2002, mais duas participações na Rede Globo : na minissérie O Quinto dos Infernos, como Domitila, e dois episódios do programa Os Normais, como Mainá – além da peça de teatro Mais Uma Vez Amor, da qual Luana participou até janeiro de 2003.

2003 foi marcado pela participação de Luana no longa metragem O Homem que Copiava, assim como por outros trabalhos em televisão : participação no quadro O Homem Objeto, do Fantástico, e representando a Rainha Morgana, no episódio “A Lenda do Rei Arthur”, do Sítio do Pica Pau Amarelo. Ainda em 2003, Luana Piovani estrelou no teatro o sucesso Alice no País das Maravilhas, representando o papel-título até fevereiro de 2004. Mais duas participações na TV em 2004 : o programa Casseta e Planeta em setembro, e a Série Especial Correndo Atrás nos meses de novembro e dezembro. Luana também representou Julieta, em 2004, no longa metragem O Casamento de Romeu e Julieta, de Bruno Barreto.

O programa Saia Justa da GNT recebeu Luana Piovani em maio de 2005, e sua participação durou até julho de 2006. Em dezembro desse ano, Luana participou do episódio Preguiça do quadro Os Sete Pecados Capitais, na Rede Globo. Ainda em dezembro de 2006, estrelou o Especial de Fim de Ano “Luana Piovani é Lu”. Mas foi em março de 2006 que Luana participou da bem sucedida montagem de O Pequeno Príncipe, de Antoine De Saint-Exupéry, além de representar Elke Maravilha nesse mesmo ano, no filme Zuzu Angel, de Sérgio Resende.

O ano de 2007 foi marcado pela turnê do infantil O Pequeno Príncipe. Produtora e atriz principal do espetáculo, Luana levou a peça para diversos palcos do Brasil.

Em novembro desse mesmo ano foi a vez de filmar o longa-metragem Insônia, uma co-produção entre Brasil e Argentina. Luana ainda participou no mês de dezembro, do programa especial de fim de ano do Casseta e Planeta, na Rede Globo.

A Mulher Invisível é o primeiro trabalho de Luana em 2008. Com direção de Claudio Torres, a atriz interpreta no filme a personagem Amanda, a mulher ideal criada por Pedro, personagem de Selton Melo. Após o término das filmagens, Luana participou de vários programas da Rede Globo: Dicas de Um Sedutor, Guerra e Paz e Faça a Sua História. No mês junho, dirigida por Alain Fresnot, Luana interpretou Jennifer no longa-metragem A Família Vende Tudo.

Em agosto de 2008, Luana começou a produzir e a ensaiar o seu primeiro monólogo Pássaro da Noite. A direção é de Marcus Alvisi e o texto de José Antônio de Souza. A peça estreou em outubro, no Teatro do Leblon, e seguiu em turnê Nacional até dezembro de 2009. E nesse mesmo ano chegou ao cinema de todo o Brasil o filme A Mulher Invisível.

Em janeiro de 2010, com direção de Gabriel Villela e grande elenco, Luana iniciou os ensaios do espetáculo O Soldadinho e a Bailarina que também produziu. Inspirado no clássico da literatura O Soldadinho de Chumbo de Hans Christian Andersen, Luana Piovani começou a dar vida à Sofia, a bailarina de papel. A peça estreou no Rio, no Teatro Espaço Tom Jobim, no dia 18 de abril, e chegou ao palco do Teatro Procópio Ferreira, em SP, no mês de outubro encerrando a temporada em dezembro.

Nesse mesmo ano Luana voltou à Tv no seriado da Rede Globo, Na Forma da Lei. O convite veio através do diretor Wolf Maya e para viver a delegada Gabriela, ela fez aulas de tiro e técnica militar. Com esse trabalho, Luana voltou a interpretar um texto de Antonio Calmon – autor de Sexy Appeal.

Chegamos ao ano de 2011. E ele começa com Luana interpretando Isaura, no longa-metragem Agamenon, o Filme.

No dia 11 de abril, Luana começa a apresentar o programa semanal Super Bonita, na GNT. Todas as segundas, 22h.

Paralelo ao Super Bonita, Luana começa a gravar A Mulher Invisível, só que, agora, como seriado para Rede Globo. A estréia aconteceu no dia 31 de maio.

Em junho, Luana recebe o convite do diretor, escritor e ator Domingos de Oliveira para encenar a peça Turbilhão, no Rio de Janeiro. A atriz interpretou duas personagens, Inês e Alice e a estréia foi no dia 14 de julho, no Teatro Sesc Ginástico.

No dia 30 de setembro, ocorre o lançamento nacional do filme A Família Vende Tudo.

Com o sucesso do seriado A Mulher Invisivel na Globo, Luana voltou a gravar a segunda temporada do programa que teve a sua estréia no dia 1º de novembro, com oito episódios.

Já no inicio do novo ano, em 06 de janeiro de 2012, chega nas telas brasileiras o longa Agamenon, o Filme.

  •